top of page
22310715_1550031391685976_2831944965419760352_n.jpeg

Brasil conquista mais duas vagas paralímpicas no remo adaptado

Brasil conquista mais duas vagas paralímpicas no remo adaptado

Por Redação do ge — Gavirate, Itália





O Brasil garantiu mais duas vagas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio neste sábado. Nas finais da Regata Final de Qualificação Paralímpica, realizada em Gavirate, na Itália, Cláudia Santos e o barco quatro com misto brasileiro conquistaram a 1ª e 2ª colocação em suas categorias, respectivamente. Com os resultados de hoje, o país terá representantes nas quatro categorias do remo adaptado.

No Single Skiff Feminino PR1 (PR1 W1x), a vaga foi conquistada pela atleta Claudia Santos, do Esporte Clube Pinheiros (SP). Sua primeira disputa na Regata de Qualificação foi na quinta, na prova de exibição da categoria. A brasileira ficou com a 1ª posição, com uma boa vantagem em relação ao barco italiano, segundo colocado da prova. Como a categoria possuía apenas quatro países confirmados, todos os barcos seguiram para a final. Na prova final, Claudia repetiu o bom resultado e conquistou a 1ª colocação com 58s de vantagem em relação ao barco da Itália, segundo colocado. - Estou tão feliz! Eu me esforcei muito para essa prova e estou muito honrada em representar o Brasil pela quarta vez nos Jogos Paralímpicos - disse a atleta em entrevista a World Rowing (Federação Internacional de Remo). Esta será a quarta participação de Claudia em Jogos Paralímpicos, tendo estreado na competição em Pequim 2008. Seu melhor resultado foi a 4ª posição em Londres 2012.



No barco quatro com misto PR3 (PR3 Mix4+), a vaga foi conquistada pelos atletas Ana Paula Souza, Diana Barcelos, Jairo Klug, Valdeni Silva e pelo timoneiro Jucelino Silva. Na prova Eliminatória, na última quinta-feira, o barco brasileiro ficou na 2ª posição da bateria 1, com 13 segundos de diferença em relação ao barco canadense, primeiro colocado.


Entre os 8 barcos das baterias eliminatórias, o Brasil conseguiu o segundo melhor tempo. Com este resultado, foi para a prova de repescagem. Na repescagem, a equipe liderou a prova durante todo o percurso, mas a briga pela primeira colocação foi acirrada nos metros finais.


O barco brasileiro conquistou a 1ª posição com 1.3s de vantagem em relação ao barco holandês, segundo colocado. Este resultado os classificou para a final A, onde conquistaram a 2ª posição com 5.02s de diferença para o primeiro colocado. Esta será a terceira participação do pais com este barco nos Jogos Paralímpicos.


Com os resultados de hoje, o país terá representantes nas quatro categorias de remo adaptado dos Jogos Paralímpicos. Duas vagas já estavam garantidas desde 2019, conquistadas no Mundial de Remo Sênior. No Single Skiff Masculino (M1x), o Brasil será representando pelo remador baiano Renê Campos, do Clube São Salvador (BA). No Double Skiff Misto PR2 (PR2 Mix2x) a dupla será formada por Josiane Lima e Michel Pessanha. Josiane rema atualmente pelo Aldo Luz (SC) e Michel pelo Flamengo (RJ).


Os Jogos Paralímpicos de Tóquio serão realizados de 24 de agosto a 05 de setembro. As provas de remo iniciam no dia 27, com finais marcada para o dia 29. Um total de 96 atletas competirão nas quatro categorias, sendo uma masculina, uma feminina e duas mistas.


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page