Entre os dias 20 e 26 de junho, a treinadora gaúcha Priscila Lassen esteve em Florianópolis para um período de estágio de remo paralímpico no Clube de Regatas Aldo Luz. A ação foi viabilizada pela Associação Esporte+, de Porto Alegre, em parceria com o clube catarinense, com acompanhamento dos técnicos Fernando Carvalho e Guilherme Soares.
A Associação Esporte+ está diversificando as opções de esportes que oferece aos atletas paralímpicos. A intenção é colocar o para-remo na água ainda em 2022 e desenvolver a modalidade em parceria com os clubes de remo do Rio Grande do Sul.
Priscila é consultoa de natação da Esporte+. Formada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ela já atua com esportes paralímpicos como técnica paralímpica de natação Nível II e classificadora técnica paralímpica de natação Nível I, integrando o quadro de profissionais do CPB.
“Tive contato com o remo na faculdade e procurei manter a prática sempre que possível. O interesse no para-remo veio através da experiência com outros esportes paralímpicos que já trabalhei, principalmente a natação,” conta Priscila.
No período de estágio, as experiências foram bem diversificadas, acompanhando vários níveis de desenvolvimento, da iniciação ao alto rendimento. “O principal aprendizado está nas adaptações: tanto para barco quanto remoergômetro, cada atleta tem a sua adaptação. Assim como a natação, o remo proporciona desenvolvimento físico geral, pois trabalha vários grupos musculares, trazendo benefícios para a saúde, além de estimular a melhora na concentração, equilíbrio, disciplina e autoconfiança.”
Crédito das Imagens: Arquivo Pessoal
Comments